BI: muitas definições para um mesmo tema

Consultores e CIOs dão sua própria visão do que representa o Business Intelligence e como as empresas deveriam utilizá-lo.

 

Qual a definição de BI (Business Intelligence)?  A questão pode parecer bastante óbvia, já que trata-se de uma tecnologia que não é nova no mercado. Contudo, basta olhar um pouco mais a fundo para as aplicações e as ferramentas de desenvolvimento para entender que existem diversos pontos nebulosos em relação ao entendimento do termo e que a própria indústria diverge em relação ao que significa esse tipo de solução.
Entre as definições mais aceitas está aquela que aponta o BI como um guarda-chuva que se refere a uma variedade de aplicações usadas para analisar e organizar uma série de dados. Em outras palavras, esses sistemas pegam vastas quantidades de dados e as transformam em um modelo visual – a partir de gráficos e tabelas – que permitem uma análise sofisticada das tendências de negócio.
Com o intuito de avaliar se os especialistas concordam com essa definição, a CIO/EUA perguntou a alguns profissionais do setor: qual a melhor definição para o BI? A seguir, acompanhe as respostas:

Mery Adrian, analista e consultor em TI, que já passou por empresas como Forrester Research, Giga, Sybase e Information Builders : Business Intelligence é a aplicação de técnicas analíticas para informações sobre condições de negócio no sentido de melhorá-las – de uma maneira automatizada, mas com a interpretação e respostas humanas. A imprecisão de muitos dos termos, no entanto, permite que os fornecedores e analistas redefinam a categoria, o que fazem com frequência.

Steve Anthony, CIO da consultoria de negócios Charles River Associates : Um sistema de negócios que inclua uma estrutura de busca efetiva e acessível, acurada, em tempo real, com métricas de negócio e relatórios que permitam aos líderes das áreas de negócio se manterem informados para tomar decisões. Isso é fácil de dizer, mas difícil de fazer corretamente e envolve mudanças na forma como a organização conduz uma busca efetiva, bem como a necessidade por uma boa base de dados para tomar ações, com o objetivo de otimizar a performance corporativa.
Tom Davenport, professor de gestão e TI e coautor do livro Analytics at Work: Smarter Decisions, Better Results : Eu vejo o BI como todas as coisas que as empresas fazem para melhorar a gestão e a organização dos dados. Para mim, inclui relatórios e análises, embora exista muito mais a olhar. De qualquer forma, eu penso que o termo BI está sendo rapidamente suplantado por “business analytics”.
William Swislow, CIO and vice-presidente sênior de produtos do site de venda de veículos Cars.com : Business intelligence é a informação acessível que resulta das principais atividades da companhia e pode ser usada para agregar, relatar e analisar os principais caminhos para o negócio.

Ray Wang, consultor na área de estratégia corporativa do Altimeter Group e autor de um blog sobre a próxima geração de BI:
A habilidade para que a pessoa certa receba a informação adequada e no momento correto para tomar a melhor decisão.

Talvez, no final das contas, business intelligence seja todas as coisas já faladas e nenhuma delas. BI é como cada organização se define em relação à necessidade de tornar os processos de negócio mais eficientes; a forma como os usuários precisam acessar as informações corporativas para fazer seu trabalho melhor; e, por fim, as ferramentas tecnológicas que asseguram que tudo isso vai acontecer da forma mais adequada possível.

Fonte : CIO World.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s